Os Municípios e o Desenvolvimento Sustentável

Objetivo

Apresentar os principais conceitos relacionados à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, apresentar os 17 ODS; compartilhar de forma prática como os gestores podem implementar os ODS no planejamento de ações e programas de seus municípios.

Público-alvo

Gestores públicos, estudantes, membros de conselhos municipais, sociedade civil.

Pré-requisitos

Acesso à internet. É necessário que o(a) aluno(a) tenha pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) ou semelhante. Conhecimentos básicos do pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) são desejáveis, uma vez que o curso foca no trabalho com os dados, da extração à apresentação.

Utilizamos a ferramenta de colaboração Google Sala de Aula/Classroom. Portanto, é necessário que os participantes tenham uma conta de email da Google (Gmail) para viabilizar a comunicação da turma e acesso aos materiais do curso.

Caso não possa uma, por favor, crie acessando o seguinte link :

Criar conta Google

Dinâmica

O curso será realizado em 3 módulos:

Aula 1 – Contexto histórico do Desenvolvimento Sustentável e as Agendas da ONU;

AULA 2 – A AGENDA 2030 E OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e

AULA 3 – Do global ao local a estratégia brasileira para a Agenda 2030.

O curso terá inscrição e será disponibilizado pela plataforma YouTube, na página do Consórcio.

A cada aula, será disponibilizado o link da lista de presença para ser preenchido pelos inscritos, para contabilizar a presença/participação efetiva.

Para receber certificação, as pessoas inscritas deverão responder a “avaliação de certificação”, que será disponibilizada ao final do curso. A avaliação conterá 10(dez) questões de múltipla escolha e as pessoas participantes precisarão acertar, minimamente, 70% da prova (7 questões).

MIRIAM SALETE LICNERSKI BARRETO

Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília/2020 – DF

Pós-Graduanda em MBA Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília/2009 – Brasília; Graduada em Odontologia pela Universidade São Francisco/1991 – São Paulo – SP e Graduada em Língua e Literatura Inglesa– Pontifícia Universidade Católica/1987 – São Paulo – SP

Atualmente é Assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos, coordena o Projeto de Fortalecimento das estratégias ODS, financiado pelo Programa da União Europeia. Atua no Curso do Laboratório de Inovação e Inteligência ODS do CNJ. Foi assessora de Assuntos Federativos e Internacionais da Prefeitura Municipal de Teresina e gerente Nacional de Comunicação da ONG Moradia e Cidadania. Tem ampla experiência em elaboração e execução de projetos, com atuação de mais de 30 anos na área de sustentabilidade , gestão de pessoas e negócios. Atuou como Coordenadora Geral de Projetos Especiais – Presidência da República e Gestora da área de Sustentabilidade e das Políticas de Responsabilidade Social CAIXA.

Contato: miriam.barreto@fnp.org.br